A Dádiva Maior do Altíssimo Jesus

A Dádiva Maior do Altíssimo Jesus

Igreja Matríz de Araújos - Minas Gerais

Igreja Matríz de Araújos - Minas Gerais

E O Verbo Se Fêz Carne e Habitou Entre Nós

E O Verbo Se Fêz Carne e Habitou Entre Nós

Araújos Tem Jeito Jesus Cristo

Município de Araújos - Minas Gerais

Município de Araújos - Minas Gerais
Matéria enviada por nosso amigo Divino Bilinha "O Professor Pardal" Pesquisador e Historiador Natural de Araújos,- Minas Gerais

Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus

Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus

Araújos Minas Gerais


Araújos é um município do estado de Minas Gerais. Sua população é de 8.517 habitantes (estimativa ). A cidade de Araújos tem a economia baseada nas indústrias têxtil, calçadista, Laticínios e na Agropecuária.







História 
No começo do século XIX, uma família se estabeleceu nas matas da região. Eram os Alves de Araújo e a região ficou conhecida por “Mata dos Araújo”, por volta de 1750 a 1800, uma pequena aglomeração foi se formando às margens do Rio Lambari, que era rico em peixes, capivaras, jacarés, pacas e pequenos animais. Época em que o estado era constantemente atravessado pelos garimpeiros e bandeirantes, famílias tradicionais se fixaram na localidade: dos Araújo, Belarmino, Belchior Joaquim, Cardoso, leutério, Firmino, Lucas, Pereira, Vieira, entre outras. A fertilidade das terras, próprias para a agricultura e o desenvolvimento da cultura de arroz, feijão, mandioca e amendoim, foram fatores determinantes na ocupação do território. Por volta de 1880, no atual município de Araújos, foi construída uma capela e um cemitério pela família Araújo. Em 1915, foi realizada a divisão das terras locais, passando o terreno da capela, pertencente à Dona Francisca Pereira de Araújo, ao patrimônio da igreja, mediante indenização. A atual igreja da matriz, construída em 1930 é denominada Igreja de São Sebastião, nome este, escolhido de comum acordo entre os habitantes do lugarejo, ficando o Santo como padroeiro da localidade. Em 17 de dezembro de 1938, Araújos foi elevado a distrito, integrado ao município de Bom Despacho. E em 12 de dezembro de 1953, pela Lei 1039/53, o povoado emancipou-se, desmembrando-se de Bom Despacho e passou a se chamar Araújos, em homenagem à família Alves de Araújo. O aniversário da cidade comemora-se em 1º de janeiro. O município se encontra à aproximadamente 170 km da capital mineira. Com uma área territorial de 246 km². Araújos possui três povoados: Bela Vista, a 20 km da sede; Capivari dos Eleutérios, a 15 km; e Pintores, a 11 km.

63  Anos de Araújos
 https://sites.google.com/site/municipiosmineiros/61-anos-de-araujos

Apoio Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário